Junho Lilás assinala importância do Teste do Pezinho para saúde do bebê

Compartilhe
Compartilhe
Share On Google Plus
Compartilhe
Contate-nos

Junho Lilás assinala importância do Teste do Pezinho para saúde do bebêO Programa Nacional de Triagem Neonatal, responsável pelo Teste do Pezinho, completa, nesta terça-feira (6), 16 anos. Pela sua abrangência, essa é considerada uma das maiores ações de Saúde Pública do mundo. Somente no Rio Grande do Sul, em 2016, foram mais de 130 mil exames feitos, o que corresponde que 95% das crianças nascidas fizeram a avaliação, a maioria delas gratuitamente pelo SUS. O teste permite o diagnóstico e consequente tratamento precoce, diminuindo ou eliminando as sequelas, de seis diferentes doenças.
Com algumas gotas de sangue coletadas do calcanhar do bebê é possível identificar a fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. A maioria dessas doenças não apresentam sintomas nos recém-nascidos. O risco em não se diagnosticar precocemente é gerar sequelas graves, e até irreversíveis em alguns casos, no desenvolvimento da criança, que só serão perceptíveis tardiamente. Para maior eficácia, a Secretaria da Saúde (SES) alerta que o exame deve ser feito entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê.
No RS, desde 2001 o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) em Porto Alegre é responsável pelas ações de Triagem Neonatal no SUS. Lá, são feitas mais de 60 mil análises laboratoriais mensais, que são enviadas a partir de aproximadamente 1,3 mil postos de coleta, distribuídos nos 497 municípios gaúchos. Atualmente, 1.250 pacientes de diferentes faixas etárias e de todas as regiões do estado são atendidos por uma equipe composta por médicos pediatras, endocrinologistas, geneticistas, hematologistas e pneumologistas, profissionais das áreas de nutrição, psicologia e assistentes sociais.
Atividades do mês
Para comemorar o Junho Lilás estão programadas ações no HMIPV: confraternização de pacientes, familiares e equipe, além de atividades de capacitação e educação em saúde. Um dos eventos marcados é o 1º Seminário Estadual sobre Triagem Neonatal (TP), com foco nas …http://www.rs.gov.br/conteudo/259766/junho-lilas-assinala-importancia-do-teste-do-pezinho-para-saude-do-bebe

Deixe um comentário