Fórum de geração distribuída de energia será realizado nesta terça-feira

Compartilhe
Compartilhe
Share On Google Plus
Compartilhe
Contate-nos

Fórum de geração distribuída de energia será realizado nesta terça-feiraCom a intenção de incentivar a ampliação de investimentos no setor elétrico gaúcho e debater novas formas de produção de energia, o governo do Estado participa da organização do 1º Fórum de Geração Distribuída de Energia com Fontes Renováveis no RS – Tecnologia e Inovação, que ocorre na terça-feira (15 ), das 9h às 17h30, na Fiergs, em Porto Alegre.
A denominação de Geração Distribuída de Energia tem sido a forma como o mercado se refere ao uso cada vez mais intenso de tecnologias que permitem ao usuário produzir o próprio insumo. A geração de energia elétrica pelos consumidores é uma realidade e conta com tecnologias acessíveis e custo decrescente. A modalidade chamada Geração Distribuída de Energia com Fontes Renováveis pode ser considerada uma nova revolução nas relações entre sociedades e governos. 
E isso já ocorre no Brasil e no Rio Grande do Sul há alguns anos. O Ministério de Minas e Energia prevê que, até o ano de 2030, 2,7 milhões de unidades consumidoras poderão gerar sua própria energia de forma total ou parcial. Isso pode representar que indústrias, residências, comércios e propriedades rurais produzam 23.500 megawatts de energia limpa e renovável, o equivalente à metade do que é gerado atualmente pela Usina Hidrelétrica de Itaipu.
O crescimento de iniciativas para implantação de projetos de geração distribuída de energia com diversas capacidades representa uma oportunidade para a indústria do estado, pois potencializa o fornecimento de equipamentos, sistemas, partes e componentes. O fator logístico é outro importante elemento nesse contexto, considerando as distâncias entre os locais de produção e consumo, o que eleva os custos, especialmente de transmissão e distribuição. Por isso, as unidades de geração distribuída de energia aproximam a fonte de produção do local de consumo, reduzindo os custos.
Especificamente no Rio Grande do Sul, atividades que integram diversos segmentos da indústria, como metalmecânico, metalurgia, eletroeletrônico, veículo…http://www.rs.gov.br/conteudo/263932/forum-de-geracao-distribuida-de-energia-sera-realizado-nesta-terca-feira

Deixe um comentário