Modernização do sistema da Junta Comercial será em outubro

Compartilhe
Compartilhe
Share On Google Plus
Compartilhe
Contate-nos

Modernização do sistema da Junta Comercial será em outubroA Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS) deve começar a operar em um novo sistema digitalizado a partir do mês de outubro deste ano, conforme o presidente da autarquia, Paulo Roberto Kopschina. A notícia da mudança de sistemas foi destaque no programa Governo em Rede, desta quarta-feira (13), veiculado pela Rádio Web Piratini.
Entre as vantagens do novo sistema está a agilidade na abertura de empresas. Geralmente, os processos levam em média cinco dias. Já para o registro digital, segundo o tipo de processo, pode levar horas até o prazo máximo de dois dias úteis. Já a baixa, que compreende o fechamento dos empreendimentos, passa a ser de três dias. 
“O nosso grande desafio será a troca do sistema, que deve ser feita no dia 12 de outubro, um feriado. Queremos trazer todos os funcionários e postos para Porto Alegre e reuní-los em um treinamento intensivo com 15 técnicos mineiros, em instalações que a Companhia de Processamento de Dados (Procergs) nos cedeu”, conta Kopschina.
A integração de todos os profissionais faz parte da última etapa da recepção de processos que demandam os 24 milhões de documentos do órgão, que devem estar 100% digitalizados até março de 2018. De acordo com o presidente, o modelo implantado é pioneiro e importado da Junta Comercial de Minas Gerais. Além dos mineiros e gaúchos, apenas Ceará e São Paulo também aceitam processos digitalizados atualmente.
“Foi um investimento de R$ 5,5 milhões feito por licitação com a empresa paulista Montreal em parceria com o Sebrae, que honra 70% do contrato”, explica. “A digitalização vai facilitar em muito a análise dos documentos, internamente, e também a vida do empreendedor. Assim vamos desburocratizar para que os processos se tornem mais ágeis”, ressalta.
O presidente informa que já foram registradas mais de 63,3 mil aberturas de empresas em 2017, com predominância das chamadas MEIs (microempreendedores individuais), pela formalização de custo baixo e a oportunidade de s…http://www.rs.gov.br/conteudo/265933/modernizacao-do-sistema-da-junta-comercial-sera-em-outubro

Deixe um comentário