Presídio faz testes rápidos para prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis em apenados

Compartilhe
Compartilhe
Share On Google Plus
Compartilhe
Contate-nos

Presídio faz testes rápidos para prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis em apenadosA Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) promove mutirão de testes rápidos para detectar HIV e sífilis como forma de prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Na terça-feira (12), o Presídio Estadual de Lavras do Sul, na 6º Região Penitenciária, aplicou os exames em 24 apenados do regime semiaberto e fechado e também em funcionários da Polícia Militar, agentes penitenciários e professores do Neeja.
Segundo funcionárias da Secretaria Municipal de Saúde, a enfermeira Letiele Moura e a agente de saúde Luana Rodrigues, o índice de portadores do vírus HIV e sífilis é maior na população carcerária do que em indivíduos livres. O objetivo do projeto, portanto, é conhecer o estado sorológico dos apenados, traçar seu perfil e oferecer a orientação e a assistência necessárias.
Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)
As ISTs são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de preservativo com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.
HIV
O vírus pode ser transmitido pelo contato com sangue, sêmen ou fluidos vaginais infectados. A doença costuma ser assintomática até evoluir para AIDS. Não existe cura para a AIDS, mas uma adesão estrita aos regimes antirretrovirais pode retardar significativamente o progresso da doença, bem como prevenir infecções secundárias e complicações.
Sífilis
A sífilis desenvolve-se em estágios, e os sintomas variam conforme cada estágio. No estágio final, pode resultar em danos para cérebro, nervos, olhos ou coração. A sífilis é tratada com penicilina e os parceiros sexuais também devem ser tratados.
Texto: Luana Meireles/Ascom SusepeEdição: Sílvia Lago/Secomhttp://www.rs.gov.br/conteudo/265932/presidio-faz-testes-rapidos-para-prevencao-de-infeccoes-sexualmente-transmissiveis-em-apenados

Deixe um comentário