Seminário reforça atenção e vigilância sobre o suicídio no Rio Grande do Sul

Compartilhe
Compartilhe
Share On Google Plus
Compartilhe
Contate-nos

Seminário reforça atenção e vigilância sobre o suicídio no Rio Grande do SulMais de 600 profissionais de saúde participam, nesta quarta-feira (13), do Seminário Intersetorial Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, que está ocorrendo no auditório do Ministério Público, em Porto Alegre. A atividade integra a programação do Setembro Amarelo, mês que trata a prevenção do suicídio.
Capacitar quem trabalha com o tema para a compreensão do suicídio, conscientizar a respeito da importância do tema e como lidar com indivíduos em situação de risco e de crise são os principais objetivos do encontro.
Superando as expectativas dos organizadores, as 600 vagas para o seminário se esgotaram há mais de duas semanas. O Rio Grande do Sul é um dos estados com maior índice de suicídios no país, alcançando mais de mil mortes autoprovocadas por ano.
Na abertura do encontro, o secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis, ressaltou a importância das notificações de tentativas de suicídio, as quais, por muitas vezes, não são realizadas pelos serviços de saúde. “O primeiro passo para identificar as causas e a melhor maneira de agir é a informação”, destacou.
Segundo estimativas previstas na literatura médica, para cada óbito por suicídio existem outras 10 tentativas. Em 2015 (dado consolidado mais recente), foram 1.139 casos no Rio Grande do Sul. O total de notificações de tentativas no mesmo ano foi de 3,2 mil casos, quando a previsão é que possa ter havido em torno de 11 mil tentativas.
A secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, destacou a importância do trabalho do Comitê Estadual de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio. “Estamos tratando de uma questão que já foi tabu, é necessário falar, esclarecer. Precisamos de políticas públicas alinhadas e de uma rede de apoio, formada pela família e pela escola, para prevenir e salvar vidas”, afirmou.
Texto: Ascom SESEdição: Sílvia Lago/Secomhttp://www.rs.gov.br/conteudo/265934/seminario-reforca-atencao-e-vigilancia-sobre-o-suicidio-no-rio-grande-do-sul

Deixe um comentário