BRASIL

Mousse de iogurte com chia ajuda a equilibrar os exageros das festas de final de ano

Mousse de iogurte com chia ajuda a equilibrar os exageros das festas de final de ano

Final de ano

Calda de frutas vermelhas compõe a receita que conta com fibras e probióticos

Luciana Console |
Mousse de iogurte com chia e calda de frutas vermelhas é dica para as ceias
Pixabay

As festas de final de ano são praticamente sinônimos de comilança. Pensar em alimentação saudável nessas datas pode parecer impossível diante da mesa farta. Então, que tal aprender a receita de mousse de iogurte com chia e calda de frutas vermelhas, que pode te ajudar a equilibrar os exageros?

A sugestão é da nutricionista Fernanda Buscarati. Ela explica que os ingredientes usados trazem diversos benefícios para a saúde. “A chia é bem interessante porque ela tem os ômegas, que são os fatores anti-inflamatórios. E ela é bem legal por conta da quantidade de fibras que ela proporciona na receita, porque as fibras vão equilibrar colesterol e controlar a absorção de insulina dos exageros anteriores”, destaca. 

Para o preparo, a nutricionista orienta hidratar a chia colocando de seis a oito colheres de sopa dos grãos em duas xícaras de chá de leite desnatado. A mistura deve ficar na geladeira de um dia para o outro, ou por no mínimo oito horas, que é o tempo necessário para adquirir a consistência de mousse.

O leite desnatado também pode ser substituído por uma xícara de leite de coco, como sugere Fernanda. Neste caso, a quantidade de chia diminui para quatro colheres de sopa.

“O leite de coco, por ser um leite vegetal, acaba sendo um pouco mais digestivo, mas em comparação com o leite desnatado ele é um pouco mais calórico”, avalia.

O próximo passo é preparar dois sachês de gelatina incolor e depois bater no liquidificador com a chia hidratada e dois potes de iogurte natural desnatado. Após a mistura ficar homogênea, leve à geladeira até endurecer.

Outra dica da nutricionista é substituir a gelatina incolor por Goma Guar e Psyllium, que são fibras.

“Ao contrário da gelatina em pó incolor, eles vão conferir um pouco mais de nutrientes pra receita né, que é a questão de fibras e de alguns minerais, mas aí é um pouco mais difícil de se achar”, comenta.

A receita é finalizada com uma calda de frutas vermelhas que, de acordo com a nutricionista, combatem os radicais livres por conterem antioxidantes na composição nutricional. A calda pode ser preparada com morangos, cerejas, amoras e framboesas, por exemplo. Por serem frutas da época, Fernanda ainda destaca um diferencial: 

“Tem menos agrotóxicos, menos contaminantes, então quanto mais natural, melhor pro nosso organismo e melhor o efeito do antioxidante que ela possui.”

Para o preparo da calda, misture as frutas com 2 xícaras de chá de água e 4 colheres de sopa de açúcar, de preferência mascavo ou demerara. Leve a mistura ao fogo baixo e mexa até engrossar. Depois é só esperar esfriar, cobrir o mousse e aproveitar o Natal! 

RECEITA:

Mousse:
– 2 pacotes de pudim de baunilha (substituído por chia)
– 2 xícaras de chá de leite desnatado (ou leite de coco)
– 2 sachês de gelatina incolor
– 2 potes de iogurte natural desnatado

Calda:
– 250 gramas de frutas vermelhas (morango, cereja, amora, framboesa)
– 2 xícaras de chá de água
– 4 colheres de sopa de açúcar (mascavo ou demerara) 
Rende 10 porções.
 

28 de dezembro de 201717:17

Via Brasil de Fato

Siga e Compartilhe

RELACIONADO

Deixe um comentário

Gostou do site? Siga-nos , Compartilhe as notícias em suas Redes Sociais ou receba via e-mail assinando gratuitamente nossa Newsletter