Esteio é o primeiro município a aderir à PPP do Saneamento proposta pelo governo do Estado

Esteio é o primeiro município a aderir à PPP do Saneamento proposta pelo governo do Estado

O governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação (SOHS) e da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), firmou o termo aditivo ao convênio de cooperação existente entre o Estado e a prefeitura de Esteio. A assinatura, realizada na manhã desta sexta-feira (12), é um antecedente necessário para a concretização da Parceria Público-Privada (PPP). Esteio é o primeiro município a aderir à iniciativa que busca universalizar os serviços de coleta e de tratamento de esgoto em nove municípios da Região Metropolitana em 11 anos.
Também haverá o alargamento do prazo do convênio de cooperação, que valerá por 37 anos a contar da assinatura do termo aditivo. Além disso, por meio desse ato, Estado e município reafirmam suas obrigações com os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, bem como a escolha da Corsan como a executora dessas atividades.
Segundo o secretário de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira, as PPPs contribuem para a solução dos desafios da administração pública e para o aperfeiçoamento dos serviços destinados à população. ?Muitas vezes, por preconceito ou teimosia, não estabelecemos relações com a iniciativa privada. É possível fazer como em outros estados e países do mundo que estão avançados na prestação de serviços por meio de uma parceria limpa e transparente. Essa é a proposta da PPP da Corsan?, disse, destacando, ainda, que mais do que garantir o esgoto tratado, a PPP é um símbolo que aponta para a modernização do Estado. ?Sozinha, dificilmente a administração pública conseguirá responder aos desafios?, completou.
Para o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, a iniciativa é inédita e importante para o desenvolvimento da região. ?É com muita honra que o município é o primeiro a aderir à proposta de PPP. Universalizar o esgoto em 11 anos na Região Metropolitana será a garantia de um futuro com menos poluição, mais saúde e qualidade de vida?, elencou.
Ele também agradeceu pelo trabalho da C…

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*


%d blogueiros gostam disto: