GERAL

Fagundes Varela ganha agroindústria de laticínios

Fagundes Varela ganha agroindústria de laticínios

A Laticínios Vó Elena, da família Vivan, de Fagundes Varela, foi inaugurada na quinta-feira (8). A agroindústria familiar vai produzir, inicialmente, queijos colonial e temperados, que serão comercializados no mercado local. A proprietária Alexandra Vivan falou sobre a criação da agroindústria, que deu continuidade e legalizou a produção de queijos, atividade que era realizada por sua avó, já falecida, Elena.
Segundo ela, foram fundamentais para a concretização do empreendimento a implantação do Sistema de Inspeção Municipal em Fagundes Varela; a participação nos cursos de Laticínios, Boas Práticas de Fabricação e Gestão, no Centro de Treinamento de Fazenda Souza (Cefas), em Caxias do Sul; e os contatos com outros estabelecimentos.
Além disso, citou o apoio da Emater RS-Ascar no encaminhamento da documentação para acessar o Programa Estadual de Agroindústria Familiar, na elaboração do projeto de construção e na orientação das demais etapas; o financiamento de parte do valor investido por meio do Pronaf Mais Alimentos; e o apoio da prefeitura, com máquinas para terraplanagem e reembolso de valores em dinheiro.
O marido, Silvano, destacou o compromisso da agroindústria com a qualidade. Ele disse que o empreendimento só vai beneficiar produto próprio e que pretende diversificar a produção com a elaboração de iogurte, bebida láctea e achocolatado. A agroindústria já foi construída pensando na adesão ao Susaf, que vai possibilitar a comercialização fora do município e também para a merenda escolar.
?A agroindústria é uma importante alternativa de geração de renda no meio rural e comercialização da produção, tornando as famílias independentes. A Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) apoia a agroindústria para que o produtor faça a diferença e atue em toda a cadeia produtiva, promovendo a descentralização e a diversificação da produção, fortalecendo o desenvolvimento local com valores culturais e com a oferta de produtos de qualidade certifi…

RELACIONADO

Deixe um comentário