Vistoria mostra como programa Segunda Água melhora a produção da agricultura familiar

Vistoria mostra como programa Segunda Água melhora a produção da agricultura familiar

A Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) recebeu, nesta semana, a visita do coordenador-geral de Acesso à Água do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Vitor Leal Santana. Durante toda a semana, aconteceram atividades vinculadas ao programa Segunda Água – resultado de convênio entre a SDR e o MDS para garantir acesso à água para produção no meio rural às famílias em situação de vulnerabilidade social, promovendo a segurança alimentar e hídrica por meio da construção cisternas e microaçudes e da instalação de sistemas simplificados de irrigação. O acordo tem valor global de R$ 26,2 milhões para beneficiar 2,7 mil famílias no Rio Grande do Sul.
Durante a visita, ocorreram reuniões com o representante do MDS e a direção e técnicos da SDR para avaliar as atividades desenvolvidas, a execução e possibilidades de ampliação das ações do programa.
Os engenheiros agrônomos da SDR, Jonas Wesz e Mariana Detoni, acompanharam Vitor Leal Santana em atividades no interior do estado para avaliar as condições para implantação de tecnologias sociais de acesso à agua para consumo e para produção, junto a famílias em situação de pobreza.
A equipe também visitou propriedades de famílias beneficiadas pelo programa Segunda Água no município de Soledade. Acompanhados pelos técnicos da Emater RS de Soledade, Roger Terra de Moraes e Ederson Garcia, foi visitada a propriedade da família de Élio Pereira da Paixão. O agricultor familiar recebeu a construção de um microaçude e, recentemente, a instalação do kit de irrigação por gotejamento para uma área de mil metros quadrados (m²).
O agricultor, que já cultivava hortaliças, agora tem a horta em uma área maior e com o sistema de irrigação cobrindo o cultivo. Contando também com o acompanhamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e capacitações, a família planeja o aumento na produção de uma grande variedade de hortaliças como alface, repolho, couve, beterraba, cenoura e temperos verdes. A comercial…

Hits: 0

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário