GERAL

Alimentos que ajudam a combater a ressaca – antes, durante e depois da bebedeira

Alimentos que ajudam a combater a ressaca – antes, durante e depois da bebedeira

Um grande erro que muitas pessoas cometem enquanto ingerem álcool é acreditar que a ressaca é proveniente inteiramente da desidratação.

Já é sabido que, a cada ano que passa, a ressaca fica cada vez pior.

Se parar de beber não é uma opção, priorizar alguns alimentos antes, durante e depois uma bebedeira pode minimizar o temido mal-estar e dor de cabeça do dia seguinte.

Antes de beber

Prefira um hambúrguer à salada.

É claro que o intuito desse tópico não é te deixar empanturrado antes mesmo da balada. Mas lembre-se que a ressaca está relacionada com como seu corpo vai metabolizar o álcool, e isso também depende do que você come. Conforme a diretora da área de pesquisas sobre álcool da Loyola University, Elizabeth Kovacs, disse ao site Cosmopolitan, a melhor refeição anterior ao consumo de álcool é uma refeição que tenha muito carboidrato, proteína e gordura. Dê preferência à carne vermelha, que tem alta concentração de aminoácidos e vitamina B, que ajudam a processar os subprodutos do álcool.

Tome um multivitamínico

Um grande erro é acreditar que a ressaca é proveniente só da desidratação. É claro que se manter hidratado é fundamental para sua saúde, mas o problema de ingerir álcool em grande quantidade é inflamação e o estresse oxidativo. “É muito mais fácil evitar uma ressaca do que lidar com ela na manhã seguinte”, explica Jason Burke, anestesista e criador do Hangover Heaven, clínica móvel para atender pessoas de ressaca ou que ficam doente proveniente da ingestão de álcool.

Os antioxidantes ajudam a diminuir os danos do álcool, então tomar um multivitamínico antes de sair de casa pode ser útil. Se não tiver, aposte em um açaí ou suco de romã.

Enquanto você bebe

Passe o champanhe

Pesquisas apontam que as bolhas presentes nas bebidas gaseificadas podem acelerar a absorvição do álcool e deixar a pessoa bêbada mais rapidamente. O problema desse processo é que resulta em uma ressaca ainda pior, disse Burke.

Intercale a bebida com água ou água de coco

Se manter hidratado é importante para evitar o mal-estar no dia anterior, pois o corpo precisa de água para limpar o organismo dos danos do álcool (e se você não tiver água suficiente, você terá uma baita dor de cabeça). E álcool não hidrata ninguém — muito pelo contrário.

Para evitar a desidratação, a saída é intercalar o consumo de álcool com bebidas que hidratam. São elas, água de coco, isotônico, suco de frutas e a velha e boa água.

Não fume

Parece impossível para fumante deixar o cigarro de lado enquanto bebe, mas estudos mostram que fumar aumenta significativamente o risco e os danos da ressaca.

Prefira vodka e gin

Estas bebidas têm menos toxinas e impurezas do que as bebidas escuras, como uísque e rum.

Escolha drinks com frutas a refrigerantes

Não que esta escolha será decisiva para sua saúde no dia seguinte, mas sucos e vegetais têm vitaminas, antioxidantes e hidratam mais do que qualquer refrigerante.

Após a bebedeira

Não exagere na água antes de dormir

É uma boa escolha beber um ou dois copos de água antes de dormir, mas não exagere. Beber um galão de água pode causar estresse no organismo. Além disso, você terá de acordar para ir ao banheiro, o que diminuirá a qualidade do seu sono — e recuperação.

Se precisar de mais água, deixe um copo perto para quando estiver com sede.

Coma ovo no café da manhã

Se você não seguiu as recomendações anteriores e acordou com aquela ressaca brava, o jeito é se alimentar com a comida correta. Ovos são uma ótima fonte de cisteína, aminoácido que ajuda a quebrar toxinas causadoras da dor de cabeça, que é produzida quando ingerimos álcool.

Coma os ovos sem muita gordura, como manteiga, bacon ou óleo, para não irritar o estômago.

Beba Sprite

Pesquisadores da University in Guangzhou analizaram os efeitos de 57 diferentes bebidas alcoólicas e chegaram à conclusão de que uma Sprite ou refrigerante similar ajuda o corpo a metabolizar o álcool mais rapidamente.

Coma alimentos ricos em vitaminas

A ingestão de álcool pode atrapalhar o processo de absorvição do corpo para certos nutrientes. Estudos relacionam a ingestão de grande quantidade de álcool com uma baixa nos níveis de vitamina A, vitamina B, zinco e potássio.

Para repor esses nutrientes, prefira comer alimentos como carnes, vegetais com cores alaranjadas, como abóbora, e aspargo, que é rico em zinco e em uma vitamina B chamada folato. Bananas e abacates também são ricos em potássio.

NUNCA tente curar a ressaca com mais álcool

Além de não ajudar na recuperação do seu organismo, você está apenas atrasando o inevitável: uma ressaca ainda pior.

Luiza Belloni

RELACIONADO

Leave a Comment