Brigada Militar é destaque na formação de pilotos e instrutores

Brigada Militar é destaque na formação de pilotos e instrutores

No Brasil, existem apenas três escolas de aviação vinculadas às organizações policiais com autorização da Secretaria Nacional de Aviação Civil (Anac) para funcionamento. Uma delas é gaúcha. Desde 2004, o Centro de Formação Aeropolicial (CFAer) da Brigada Militar (BM) forma pilotos e instrutores. Com sede em Capão da Canoa, é uma das poucas escolas policiais que tem permissão para executar tal função.
A estrutura conta com dois aviões e dois helicópteros, sendo um avião monomotor de instrução básica e outro multimotor para instruções avançadas e voos por instrumento. O efetivo é formado por dois pilotos instrutores e cinco praças tripulantes. Oferece cursos para três tipos de aeronaves: Koala, Schweizer e Esquilo, sendo que, para cada uma, é necessária uma instrução específica.
O CFAer forma pilotos e instrutores, em nível básico, avançado e operacional; e formação inicial de piloto comercial, piloto policial, privado e voo por instrumento.
O CFAer oferece cursos para três tipos de aeronaves: Koala, Schweizer e Esquilo. / Éverton Ubal/PM5
Conforme o major Marco Antônio Sanchez Soares, chefe do CFAer, ?o Batalhão de Aviação (BAv) da BM efetua treinamentos (práticos de combate a incêndio, tiro embarcado, salvamento aquático e resgate aeromédico), além das mais diversas situações que possam ser vivenciadas pela tripulação e pilotos?.
O oficial destaca, ainda, que o Centro já ofereceu treinamento ao Grupo de Ações Táticas e Especiais (Gate) e a unidades de diversos comandos. Também foram formados pilotos das polícias militares de outros estados, agentes da Polícia Civil, Federal e Rodoviária Federal?, informou o major Sanchez.
Voo policial – muito além de um meio de transporte
Um dos fatores destacados pelo major Sanchez é que o piloto policial tem um objetivo distinto de um piloto tradicional, o que exige um nível de proficiência diferente.
Um exemplo é a necessidade de acompanhamento de ocorrências em centros urbanos. Nesse caso, “o piloto policial é diferencia…

Hits: 0

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário