GERAL

Instituto Confúcio celebra Ano Novo Chinês no Memorial do Rio Grande do Sul

Instituto Confúcio celebra Ano Novo Chinês no Memorial do Rio Grande do Sul

Cerimônia do Ano Novo Chinês 2018 – Ano do Cachorro, organizado pelo Instituto Confúcio na Universidade Federal do Rio Grande do Sul ocorre nesta sexta-feira (16), das 13h às 18 horas, no Memorial do Rio Grande do Sul (Praça da Alfândega). A entrada é franca.
O evento traz apresentações artísticas e culturais de alunos do instituto e convidados de escolas de artes marciais, além da performance Dança do Leão, executada com movimentos acrobáticos ao som de tambores, conforme tradicional música chinesa. Também haverá  atividades culturais como oficina de caligrafia, culinária e a cerimônia do chá. Participam da comemoração o diretor chinês do Instituto Confúcio,  Tiejun Gu, o diretor brasileiro do IC,    Antônio Padula, e o diretor do Memorial do RS, Dilmar Portela.   
Sobre o Instituto Confúcio na Ufrgs
O Instituto Confúcio na UFRGS é uma entidade sem fins lucrativos, inaugurada em abril de 2012, que tem a missão de ensinar a língua e a cultura chinesa para a comunidade gaúcha e trabalhar pela ampliação do intercâmbio cultural e acadêmico entre o Rio Grande do Sul e a China. Foi fundado pela cooperação entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade de Comunicação da China (UCC), com o suporte pedagógico, cultural e financeiro da sede matriz do Instituto, localizada em Pequim, na China. 
A atuação no RS resulta de programa do Instituto Confúcio da China, unindo uma universidade chinesa e uma universidade em um país estrangeiro. Hoje há mais de 500 Institutos Confúcio no mundo, dez deles no Brasil. A sede na Ufrgs é o única na Região Sul do Brasil e se localiza em Porto Alegre, no Campus do Vale da Ufrgs, com atividades em várias regiões de Porto Alegre e do estado.
O Ano Novo Chinês 
O Ano Novo Chinês é celebrado na segunda ou terceira lua nova após o solstício de inverno (hemisfério norte), entre 21 de janeiro e 21 de fevereiro no calendário gregoriano. A data assinala um novo ciclo para os chineses, que seguem o calendário lunissolar – regid…

RELACIONADO

Leave a Comment