Dia Mundial do Rádio traz como lema “Rádio e esporte”

Dia Mundial do Rádio traz como lema “Rádio e esporte”

Democracia

Tema deste ano visa promover a igualdade de gênero na cobertura radioafônica esportiva

Redação |
Rádio comunitária Oziel, no assentamento Oziel, do Movimento Sem Terra, em Baliza (GO)
caminandolibertad / Flickr

Desde 2011, em 13 de fevereiro se comemora este dia proclamado pela Unesco. Este ano, o tema é “Rádio e esporte”, e tem o intuito de promover a igualdade de gênero na radiodifusão brasileira, principalmente nas coberturas esportivas.

Este ano, a organização internacional convoca todas as estações de rádio do mundo a contar as histórias inspiradoras que desafiam os estereótipos e as dificuldades enfrentadas pelas radialistas.

No Brasil, o rádio completa 96 anos em 2018. Ele nasceu em 7 de setembro de 1922, durante as comemorações do centenário da Independência do país. Décadas depois o movimento de rádios comunitárias e livres brasileiras tornou-se uma referência na luta pela democratização da comunicação no país e no mundo. 

E o rádio continua a desempenhar um papel fundamental no dia a dia das pessoas. Ele é um veículo de comunicação importante para tratar de questões locais relacionadas às necessidades e interesses dos territórios, de cidadania e prestação de serviço. 

De acordo com a última pesquisa da Kantar IBOPE Media, feita entre maio e julho de 2017, o tempo médio diário dedicado pelos brasileiros a ouvir rádio é de 4 horas e 40 minutos. 

Segundo o estudo, os lugares onde mais se ouve rádio são: Grande Belo Horizonte, em Minas Gerais, onde 95% da população declarou ouvir rádio por ao menos um minuto nos últimos 30 dias; Grande Goiânia, com alcance de 91% da população; e Grande Fortaleza, no Ceará, em que 90% das pessoas ligam seu rádio para entretenimento ou acessar informação.

Nós do Brasil de Fato, desejamos um feliz Dia Mundial da Rádio, a todas e todos os radialistas e ouvintes apaixonados por este meio como nós. E deixamos nosso convite para você acompanhar os nossos programas semanais. Eles vão ao ar todos os sábados, com reprise aos domingos. 

A sintonia em na capital paulista é na Rádio Imprensa 102.5 FM às sete da manhã. Os pernambucanos podem ouvir o programa na Rádio Clube (720 AM) também às sete da manhã. No interior de São Paulo, na cidade de Sorocaba, na Rádio Super (87.5 FM), o programa vai ao meio-dia.

Já na Rádio Autêntica (106.7 FM), em Belo Horizonte, a edição é veiculada às onze horas da manhã de sábado, com reprise no domingo às sete da manhã. No Rio de Janeiro, a sintonia é na Rádio Fluminense (540 AM), às nove da manhã. 

E no Paraná, você ouve aos sábados na Rádio Princesa (87.9 FM) às 10h. Os programas também estão disponíveis na Radioagência Brasil de Fato.
 

13 de Fevereiro de 201817:46

Via Brasil de Fato

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Hits: 0

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário