Suco de babosa é rico em nutrientes e tem propriedades antiinflamatórias

Suco de babosa é rico em nutrientes e tem propriedades antiinflamatórias

Saúde

Gel da planta pode ser ingerido após a retirada do líquido amarelo que sai das cascas

Luciana Console |
Suco de babosa possui inúmeros benefícios para o organismo
Pixabay

Conhecida também como Aloe Vera, a babosa é uma planta facilmente encontrada nos jardins e muito utilizada pela indústria de cosméticos como calmante e hidratante para a pele devido às propriedades cicatrizantes e antimicrobianas. 

Uma das utilizações menos conhecidas da babosa é na forma de suco. De acordo com a nutricionista Karina Altieri, a bebida tem finalidades diversas finalidades medicinais. “Ela tem um valor nutricional muito forte, é muito rica em manganês, magnésio, cálcio, ferro, zinco, selênio e principalmente as vitaminas do complexo B e sendo destaque outras vitaminas, seria a vitamina C e a vitamina E.” 

A parte utilizada da planta é o gel encontrado no interior das folhas. Além de ajudar na imunidade geral do organismo, a nutricionista explica que as substâncias auxiliam principalmente em processos digestivos. 

“Até gente que tem gastrite, às vezes até em processos de úlcera, a gente consegue ver alguns resultados a curto prazo com a associação do suco de Aloe Vera”, explica Altieri. 

O suco de Aloe Vera é encontrado em casas de produtos naturais, mas por ser uma planta de jardim, é possível realizar a preparação caseira. Porém, a nutricionista alerta para o risco de intoxicação ao manusear a babosa de forma errada.

“Quando você vai abrir a babosa, primeiro sai o líquido amarelo. Ele é rico em aloína, mas problema é que ela pode causar efeitos laxativos e pode causar intoxicação gastrointestinal.” 

Por ser um suco forte, a dosagem diária recomendada pela nutricionista é de 60 ml, podendo chegar até no máximo 100 ml, dependendo da indicação do fabricante, no caso de sucos industrializados. 

23 23America/Sao_Paulo Fevereiro 23America/Sao_Paulo 201812:17

Via Brasil de Fato

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Hits: 0

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário