Sartori participa de encontro que reúne descendentes italianos na Serra

Sartori participa de encontro que reúne descendentes italianos na Serra

O município de Caxias do Sul sedia, até este domingo (25), o 2º Encontro Regional Trentino e 3ª Reunião da Rede Trentina de Universidades. A cerimônia de abertura do evento, realizada neste sábado (24) no Salão de Atos da Universidade de Caxias do Sul (UCS), contou com a presença do governador José Ivo Sartori.
O encontro tem por objetivo estabelecer novas parcerias e trocar experiências culturais e linguísticas entre os países participantes (Brasil, Argentina, Uruguai e Itália), além da criação de novos laços de amizades, do fortalecimento dos laços com a Itália, através da Associazione Trentini nel Mondo (ATM) e da formação da Rede Trentina de Universidades, para intercâmbios acadêmicos. ?É uma satisfação receber, no Rio Grande do Sul, todos os que estão dispostos a estreitar os laços culturais. A cultura diferencia um povo, é um instrumento de transformação. Respeitar a diversidade étnica é uma forma de promover a superação. Temos cerca de três milhões de descendentes de italianos vivendo em nosso Estado, gente que ajudou e ajuda a construir o desenvolvimento. Por isso, essa iniciativa merece ser celebrada”, afirmou Sartori.
Pela manhã, os participantes acompanharam a palestra ?Sociedades italianas e escolas étnicas no Rio Grande do Sul?, proferida pelo professor Gelson Rech, e o painel ?Rede Trentina de Universidades – Fator de integração educacional entre Brasil, Argentina, Uruguai e Itália?, com reitores das universidades conveniadas e outros convidados.
?É uma rede que está nascendo e um período de planejamento. Olhamos para o horizonte com o objetivo de preservar os valores e os princípios que nós herdamos dos nossos antepassados. Devemos, enquanto descendentes, buscar a excelência em tudo o que fizermos. A Universidade é parceira dessa iniciativa, formando alianças com outras instituições de ensino, com o poder público e com a sociedade”, disse o reitor da UCS, Evaldo Kuiava
Estiveram presentes ao evento o bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom Alessandr…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *