Alimentos que ajudam a dormir (e o que não comer antes de ir para a cama)

Alimentos que ajudam a dormir (e o que não comer antes de ir para a cama)

Veja abaixo o que comer e o que não comer para ter uma boa noite de sono.

Já se sabe que dormir bem faz é fundamental para a nossa saúde. Além de melhorar o humor e diminuir a ansiedade e estresse, uma boa noite de sono ajuda a viver mais e até a perder peso. E o que você come antes de se deitar pode ser um aliado (ou um inimigo) para o seu sono.

Alguns alimentos comuns contêm substâncias que ajudam a combater a insônia ou são “facilitadores” do sono profundo. Veja abaixo o que comer e o que não comer para ter uma boa noite de sono:

Banana

A fruta contém magnésio e potássio, que são uma espécie de relaxantes musculares naturais. A fruta também é rica em carboidrato, o que vai te ajudar a dormir melhor. Para o site Health, o doutor Russell Rosenberg, CEO da National Sleep Foundation, afirmou que as bananas não só fazem bem ao nosso sono, mas também à nossa saúde vascular. “Elas são promotoras globais de saúde.”

Nozes

Se você não é fã de banana, pode recorrer às nozes, amêndoas, pistaches e castanhas. Segundo o site da revista americana Fortune, nozes são ótimas fontes de magnésio e vitamina B6. Porém, cuidado com a quantidade: a recomendação é de apenas um punhado ao dia.

Mel

Uma colher de mel é suficiente para estimular a liberação de melatonina (hormônio do sono) no cérebro e desligar a orexina (que nos mantém alerta).

Cereja

Cereja é uma dos poucos alimentos naturais que estimulam melatonina, hormônio do sono. Alguns estudos sugerem que beber suco natural de cereja resulta em noite de sono com maior duração e qualidade para pessoas que sofrem de insônia crônica.

Leite

Além de estar em nossas memórias quando nossas mães e avós esquentavam o leite antes de dormir, o alimento realmente ajuda a dormir melhor. Ele contém o aminoácido triptofano, que melhora o humor e ajuda a proporcionar uma boa noite de sono.

Peru

O peru também contém triptofano, assim como é ótima fonte de proteína, que vai te deixar satisfeito por mais tempo. Comer uma salada no jantar facilita a digestão.

O que não comer antes de dormir

Álcool

Você pode ter a impressão que o sono vem depois de umas taças de vinho, mas a qualidade dele não é boa. Segundo Rosenberg, qualquer bebida alcoólica é “terrível” para seu sono, pois seu corpo o metaboliza rapidamente faz com que você acorde diversas vezes durante a noite, ou não consiga ter aquele sono profundo.

Se quiser beber, tente não ultrapassar duas taças de vinho, quantidade benéfica à saúde, segundo pesquisa.

Comidas gordurosas

Um hambúrguer pesado, com bacon, ovo e molhos pode acabar com seus planos de uma noite tranquila. Quanto mais gordura você ingere, mais seu corpo demora para ingeri-la. O problema é você dar bastante trabalho ao seu corpo quando ele estaria “pronto” para relaxar, diminuir o metabolismo para descansar.

Comidas apimentadas

Assim como comida gordura, comida apimentada vai fazer seu organismo trabalhar dobrado e colocar o metabolismo lá em cima. Provavelmente seu sono não será tão profundo quanto poderia ser.

Café

A cafeína te deixa alerta e arruinará sua noite de sono tranquila por um bom tempo. Tente não tomar café à noite.

Chocolate

Chocolate só não contém açúcar, que te deixa mais alerta, mas também cafeína, especialmente chocolate amargo. Então, se quiser algo doce antes de dormir, dê preferência ao mel — já citado no início da matéria.

Cuidado com o horário. Nutricionistas recomendam fazer todas as refeições de duas horas a uma hora antes de se deitar. Ou seja, nada de jantar e ir direto para a cama, ok?

Luiza Belloni

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*


%d blogueiros gostam disto: