Estas 13 pessoas NÃO TEM medo do número 13

Estas 13 pessoas NÃO TEM medo do número 13

Número 13: azar para muitos e até doença para quem tem medo.

Mais uma sexta-feira 13 chegou e, com ela, uma enormidade de sugestões de simpatias, conselhos e receitas infalíveis para evitar ter azar em um dia que, para muitos, é considerado ‘perigoso’.

Jason, astro da série de filmes Sexta-Feira 13: sustos e muitas mortes no cinema.

O medo que toma conta de boa parte da população inspirou uma série de filmes de terror muito famosa e chega a ser tratado como doença em alguns casos. A Parascavedecatriafobia, oriunda da junção das palavras gregas paraskevi (sexta-feira), dekastreis (treze) e phobia (medo), acaba gerando fatos bastante curiosos.

Nos Estados Unidos, por exemplo, muitos edifícios ‘pulam’ do andar 12 para o 14 apenas para não atraírem má sorte. Além disso, certas companhias aéreas não colocam o 13 em seus assentos nos aviões.

Segundo Jacqueline Urgo, da Marketing Directors, consultora de imóveis situada em Nova York, o pano de fundo para isso é mais marketing do que efetivamente azar.

Elevador sem o botão com o número 13 é comum nos EUA.

“A maioria das pessoas não se importa de morar no 13º andar ou sentar-se na 13ª fileira do avião, mas não há nada a ganhar reduzindo esse mercado em potencial”, explicou, citando ainda que aproximadamente 90% dos edifícios em Manhattan não evitam o número 13.

Por outro lado…

Para a numerologia, o número 13 não é sinônimo de fim ou de tragédias, mas sim de transformação e renascimento.

Talvez por conta disso, muitas pessoas vão na contramão da superstição negativa e enxergam no número 13 – e na sexta-feira 13 – um dia de boas energias.

Celebridades do esporte,do mundo pope da política, além de cidadãos comuns, não se incomodam em abraçar o 13 e usá-lo sempre que possível.

Citaremos, abaixo, 13 pessoas que são fãs do número e, por tabela, da data que há séculos assusta tanta gente.

ZAGALLO

O fã número 1 (ou seria número 13) do 13 não poderia ser outro. Mário Jorge Lobo Zagallo. O ex-jogador e treinador da seleção brasileira é um verdadeiro apaixonado pelo número e, sempre que pôde, exaltou os poderes positivos do 13.

Quem não se lembra do Velho Lobo berrando para as câmeras de TV a frase “Brasil campeão tem 13 letras”, após comandar a Seleção ao título da Copa América de 2004 diante da Argentina?

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

O ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, hoje preso e vivendo talvez o pior momento de sua vida política, também teve muitas alegrias ao se aliar ao número 13.

Ligado ao Partido dos Trabalhadores (PT) nas eleições pelo Brasil afora, o 13 é sinônimo de vitória para Lula e para outros importantes políticos do País.

Lula e o número 13 caminharam juntos até a presidência da República em duas oportunidades.

DILMA ROUSSEFF

Primeira presidente mulher da história do País, Dilma Rousseff é mais um símbolo da política que se deu bem com o 13 em sua vida. Ela foi afastada do cargo durante seu segundo mandato, é verdade, mas seu nome estará para sempre gravado nos livros pelo feito até então inédito para as mulheres brasileiras.

TAYLOR SWIFT

Um dos maiores ícones da música pop atual também tem bons olhos para o número 13: a cantora Taylor Swift.

A popstar explicou, em uma entrevista para a MTV americana, sua obsessão pelo número que causa arrepios em tanta gente.

Taylor Swift e o número 13: "Boas coisas acontecem".

“Eu pinto o número 13 na minha mão antes de cada show porque o 13 é meu número de sorte, por várias razões. É bem estranho. Eu nasci no dia 13, eu fiz 13 anos em uma sexta-feira 13. Meu primeiro álbum ganhou disco de ouro em 13 semanas. Minha primeira música a ficar em primeiro lugar tinha uma introdução de 13 segundos. Cada vez que eu ganhei um prêmio, eu estive sentada na 13ª fileira, no 13º assento, na 13ª seção, ou na fila M, que é a 13ª letra do alfabeto.”

O único azar que o 13 levou para Taylor foi no campo jurídico, já que a cantora está sendo processada pela marca de roupas Lucky 13. Taylor usa a numeração estampada em algumas roupas, mas, segundo a empresa, o domínio para uso comercial do 13 é exclusivo da Lucky desde 1991.

BRUNO GAGLIASSO

Mais um ícone da cultura pop que gosta do 13 é Bruno Gagliasso. O ator tem uma tatuagem gigante em seu braço esquerdo ostentando o número, e outra com o numeral em algarismo romano (XIII) em seu antebraço. Ele explicou o motivo ao site O Fuxico.

Assim como Taylor Swift, Bruno também  nasceu no dia 13.

“Nasci num dia 13 e esse número, além de representar coisas boas pra mim, que prefiro não revelar, é um número mítico, de sorte”

LOCO ABREU

Voltando ao esporte, e mais especificamente ao futebol, temos o atacante uruguaio Loco Abreu, que fez sucesso no Botafogo e na seleção de seu país. Tanto em terras brasileiras, quanto em Copas do Mundo, Loco Abreu não abriu mão da camisa 13, seu número da sorte.

THOMAS MULLER

O atacante alemão Thomas Muller é do time de Loco Abreu. Não literalmente, mas quando o assunto é a preferência pelo número 13. O jogador usou a camisa com essa numeração às costas no inesquecível 7 a 1 sobre o Brasil, em 2014. Resultado: abriu o caminho para a goleada logo aos 10 minutos de partida.

STEVE NASH

O ex-jogador de basquete canadense fez história na NBA, principal liga profissional do mundo, usando a camisa 13 do Phoenix Suns. Terceiro recordista em número de assistências da Liga Norte-Americana, Nash tem dois prêmios de MVP (jogador do ano) e 8 aparições no All-Star Game (Jogo das Estrelas). Não à toa, foi imortalizado no Hall da Fama do Basquete nos Estados Unidos.

WILT CHAMBERLAIN

Mais um ícone do basquete mundial que trajava o 13 e fez história com ele ás costas. Wilt Chamberlain, duas vezes campeão da NBA, é, até hoje, o único jogador a fazer 100 pontos em uma mesma partida pela Liga norte-americana. O fato curioso é que começou a carreira nos Harlem Globetrotters, time famoso por fazer apenas brincadeiras em quadra, sempre esbanjando habilidade.

ODELL BECKHAM JR

O jogador de futebol americano do New York Giants também não tem do que reclamar em relação ao 13, número que veste. Nascido em Baton Rouge, Luisiana, o norte-americano é considerado um dos atletas afro-americanos mais influentes do país.

Odell Beckham Jr. e o número 13. Muitas alegrias na vida esportiva com a camisa da sorte.

‘Parça’ de Neymar, já ganhou presentes personalizados do astro brasileiro e, em premiação promovida pela ESPN, superou ninguém menos do que Lionel Messi pelo troféu de melhor jogada do ano.

DAN MARINO

Quarter back aposentado do Miami Dolphins, Dan Marino é um dos esportistas mais famosos do mundo a ter usado o número 13. Apesar de nunca ter vencido um Super Bowl, levou os Dolphins a vários playoffs praticamente sozinho e se tornou uma lenda do esporte norte-americano.

ALEX RODRIGUEZ

Ex-rebatedor do New York Yankees, Alex é considerado um dos jogadores mais versáteis da história do beisebol e foi o jogador mais jovem do planeta a atingir a marca de 500 home runs.

Alex Rodriguez chegou a superar Tiger Woods em lista dos mais bem pagos do mundo. Com a 13 às costas...

Com a camisa 13, também se tornou o atleta mais bem pago do mundo em abril de 2011, superando o astro do golfe Tiger Woods.

Fechando a lista não está um esportista, um político ou tampouco um popstar. Quem também é identificado com o número 13 desde pequeno e não tem medo da simbologia é este jornalista que vos escreve esse artigo.

A relação com o número no entanto, começou sem querer. Ao criar uma conta de e-mail gratuita e tentar usar somente ‘pauloamaral’, fui informado que o endereço eletrônico já existia. Tentei novamente com ‘pauloamaral1’, ‘pauloamaral2’ e ‘pauloamaral3’, quando, finalmente, me cansei e chutei o ‘pauloamaral13’, pois já tinha acertado 13 números na loteria esportiva. Deu certo e sigo com ele até hoje.

Paulo Amaral

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Hits: 0

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário