Estudantes de 12 a 17 anos vão receber educação política em Fortaleza

Estudantes de 12 a 17 anos vão receber educação política em Fortaleza

Algumas mudanças da reforma política valem em 2018. (Foto: Agência Brasil)

Algumas mudanças da reforma política valem em 2018. (Foto: Agência Brasil)

As eleições de 2018 estão chegando e muita gente já pensa sobre em quem votar. Mas e o eleitor do futuro? Estudantes de 12 a 17 anos vão receber educação política em Fortaleza. A iniciativa é do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), que reforça entre os jovens a importância do exercício do direito de votar.

O Programa Eleitor do Futuro deste ano vai ampliar o raio de ação, como detalhou coordenador da Escola Judiciária Eleitoral, Humberto Mota Cavalcante, em entrevista ao Tribuna BandNews Edição da Manhã.

“Em linhas gerais, busca trabalhar a educação política junto aos jovens estudantes cearenses, a discussão da importância do voto, da democracia e da participação. A novidade é que nós estamos expandindo nossas atividades agora, de maneira forte, junto às escolas particulares, já que atuávamos prioritariamente nas escolas públicas estaduais”, disse o coordenador.

O Tribunal Superior Eleitoral divulgou, na última quarta-feira (1), uma projeção do número de eleitores para o pleito deste ano. Os jovens de 16 e 17 que votam no Ceará aparecem numa crescente.

“Há uma tendência, não só no Ceará como o Brasil, desde 2010, de redução desses eleitores de 17 anos. Mas no Ceará essa redução é bem menos significativa do que no resto do país. Para a eleição de 2018, o Ceará será o terceiro estado com eleitores de 17 anos. Ficaremos atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. Ou seja, isso demonstra um avanço das atividades do programa”, avaliou

O Programa Eleitor do Futuro foi instituído com o objetivo de ampliar o contingente dos eleitores jovens de 16 e 17 anos no Estado; formar e informar os jovens acerca da importância, da finalidade e das consequências do exercício do voto, como processo de tomada de decisão; e estimular o envolvimento dos jovens nas diferentes esferas de organização social, incentivando-os a participar dos organismos escolares de representação.

Confira a entrevista na Tribuna Band News:


http://jgdprod-us.s3.amazonaws.com/wp-content/uploads/sites/2/2018/08/son-0208-eleitor-do-futuro-01.mp3     

Tribuna Bandnews FM11 de agosto de 201806:45Publicado primeiro em TRIBUNA DO CEARÁ

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Hits: 2

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário