Ceará é o estado com maior número de medalhistas na Olimpíada Nacional de História do Brasil

Ceará é o estado com maior número de medalhistas na Olimpíada Nacional de História do Brasil

Medalhistas da 10ª edição da ONHB

O Ceará conquistou 25 medalhas, o maior número de todo o País (Foto: Divulgação)

Os estudantes cearenses foram destaque na 10ª edição da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB). Ao todo, as equipes do Ceará, formadas por três competidores, conquistaram 25 medalhas, o maior número de todos os estados do País. Além disso, o Estado teve o maior número de finalistas na competição.

A fase final da Olimpíada aconteceu neste fim de semana, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas (SP), e reuniu cerca de 1,2 mil estudantes.

Um dos medalhistas cearenses foi Everton Holanda, aluno do 3º ano do Ensino Médio da escola Liceu do Conjunto do Ceará, em Fortaleza, e integrante da equipe “O Bonde”. A conquista da medalha de bronze representa uma trajetória de dedicação que iniciou desde o ano passado.

“Estamos muito emocionados, pois no ano passado não conseguimos medalha. Então, prometemos voltar e conseguimos. Estamos aqui representando os alunos das escolas públicas, pois sabemos a dificuldade que passam”, frisa Holanda.

Para Talia Martins, também estudante do 3º ano do colégio Nossa Senhora das Graças, a emoção de ser medalhista foi a mesma. Em 2015, participou pela primeira vez da ONHB, mas não chegou chegar à grande final. Desta vez, a conquista foi dupla. Além de ir para São Paulo, ela e sua equipe, chamada de “Fogo na Babilônia”, conquistaram a medalha de ouro. “A gente se esforçou bastante e foi muito gratificante ganhar a medalha de ouro”, destaca.

Ao todo, 311 equipes participaram da grande final, na cidade de Campinas, em São Paulo. De acordo com a organização do evento, foram entregues 75 medalhas, distribuídas em ouro (15), prata (25) e bronze (35). O Ceará foi o estado que conquistou o maior número de 25 medalhas. Logo em seguida, estavam Pernambuco (15), Rio Grande do Norte (13), São Paulo (10) e Bahia (4).

Os finalistas precisaram passar por seis etapas de provas online, com duração de uma semana cada. Na final, precisaram realizar uma prova dissertativa, realizada neste sábado (18). A cerimônia aconteceu no dia seguinte.

“Os alunos trouxeram reflexões relevantes sobre os temas propostos na redação da final, como a composição do Congresso Nacional e a importância das eleições para a saúde da democracia. Estamos satisfeitos com um projeto que já tem uma estrutura e tende a crescer cada vez mais”, destaca a coordenadora da ONHB, Cristina Meneguello.

Tribuna do Ceará20 de agosto de 201815:01Publicado primeiro em TRIBUNA DO CEARÁ

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Hits: 10

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário