Camilo terá 2 vezes mais tempo que todos os outros candidatos ao governo juntos

Camilo terá 2 vezes mais tempo que todos os outros candidatos ao governo juntos

Candidato terá mais de 6 minutos (FOTO: Arquivo/Fernanda Moura/Tribuna do Ceará)

Candidato terá mais de 6 minutos (FOTO: Arquivo/Fernanda Moura/Tribuna do Ceará)

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará definiu a distribuição do tempo no Horário Eleitoral Gratuito, a ser exibido de 31 de agosto a 4 de outubro. O governador Camilo Santana terá quase 2 vezes mais tempo que todos os outros candidatos ao governo juntos.

Enquanto o petista terá direito a pouco mais de 6 minutos e 18 segundos, os adversários somarão cerca de 3 minutos e 16 segundos.

A presidente do TRE-CE, desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, participou do início da reunião, e destacou a parceria do tribunal com as emissoras de rádio e TV, “que sempre acompanham nossas ações e colaboram para a transmissão do horário eleitoral”.

Em seguida, a coordenadora do Juizado Auxiliar da Propaganda nas Eleições 2018, juíza Daniela Lima da Rocha, conduziu a audiência pública, na Sala de Sessões do TRE, que contou com a participação do presidente da Associação Cearense das Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT), Paulo César Norões, e de advogados e representantes dos partidos/coligações e das emissoras.

No primeiro dia do Horário Eleitoral Gratuito, na próxima sexta-feira (31), serão exibidos os programas aos cargos de senador, governador e deputado estadual. No dia seguinte, sábado (1º), serão exibidos os primeiros programas aos cargos de deputado federal e presidente da república, na rádio das 7h às 7h25 e das 12h às 12h25, e na TV, das 13h às 13h25 e das 20h30 às 20h55.

A partir do segundo dia, a ordem dos programas vai sendo alterada, avançando uma escala, conforme distribuição feita pelo sistema informatizado do TSE.

Acordo com as emissoras

No encontro, foi selado acordo no sentido de que a geração dos programas do Horário Eleitoral Gratuito será dividida entre três grupos de comunicação, no rádio e na televisão, em três períodos distintos. Em rádio, no período de 31 de agosto a 11 de setembro 9, as propagandas serão geradas pela Jovem Pan News; no segundo período, de 12 a 23 de setembro, a geração ficará a cargo da FM 93, e de 24 de setembro a 4 de outubro, na Rádio Jangadeiro.

As TVs que farão a geração são as seguintes: TV Cidade – 31 de agosto a 11 de setembro; TV Jangadeiro – 12 a 23 de setembro e TV Verdes Mares – 24 de setembro a 4 de outubro. A ordem da exibição dos partidos/coligações no primeiro dia do Horário Eleitoral, no rádio e na TV, foi definida através de sorteio para os cargos de governador, senador, deputado federal e deputado estadual nas propagandas em bloco e de inserções.

A partir do segundo dia, a ordem dos programas vai sendo alterada, avançando uma escala, conforme distribuição feita pelo sistema informatizado do TSE.

Confira o tempo dos candidatos aos Governo do Estado:

– Francisco das Chagas Gonzaga (PSTU): 9″;

– José Mikaelton Carantino Costa (PCO) 9″;

– Hélio Góis Ferreira Neto (PSL) 10″67”’;

– Frente de Esquerda Socialista (PSOL/PCB) – Ailton Lopes (PSOL): 17″35”’;

– Por um Ceará cada vez mais forte (PT / PDT / PP / PSB / PR / PTB / DEM / PC do B / PPS / PRP / PV / PMN / PPL / PATRI / PRTB / PMB) – Camilo Sobreira Santana (PT): 6’18″09”’;

– Tá na hora de mudar (PSDB / PROS) – Guilherme Cals Theóphilo Gaspar de Oliveira (PSDB): 1’55″89”’.

Lei

O horário gratuito de propaganda eleitoral no rádio e televisão, reservado aos partidos políticos e coligações nas eleições de 2018, é regulamentado pela Lei 9.504/97 e Resolução TSE 23.551/2017, que dispõe sobre propaganda eleitoral, utilização e geração do horário eleitoral gratuito para o pleito de 2018

Tribuna do Ceará24 de agosto de 201818:15Publicado primeiro em TRIBUNA DO CEARÁ

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Hits: 11

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário