Saiba como a cebola pode se tornar um ótimo remédio

Saiba como a cebola pode se tornar um ótimo remédio

Alimento é Saúde

Devido propriedade anti-inflamatória, alimento ajuda na cura de vários sintomas

Letícia Sepúlveda |
A cebola tem propriedades antioxidantes, alto poder curativo, além de ajudar a circulação sanguínea
Pexels/ Pixabay

Presente em alguns pratos como tempero essencial, a cebola tem propriedades antioxidantes, alto poder curativo, além de ajudar na circulação sanguínea. Ela também é rica em fibras, vitaminas A, C, E, assim como em vitaminas do complexo B, também tem baixo valor calórico.

Mas, o grande diferencial da cebola, na verdade, é pelo fato de ela ter um antioxidante que se chama quercetina. Ela previne danos nas células e no DNA, por causa disso, pode evitar o surgimento de câncer. Também tem ação anti-inflamatória e anti-histamínica, que ajuda na prevenção de doenças cardíacas.

A quercetina também ajuda a amenizar dores, infecções de ouvido e hemorragias. Para a saúde das mulheres, a substância é importante na prevenção e no tratamento de celulites. A nutricionista Karina Altieri também ressalta que as propriedades da cebola ajudam no alívio de tosses e de outros sintomas de gripes e resfriados.

“Como a cebola é rica em vitaminas C, vitamina A, vitamina E e até mesmo em ácido fólico, ela também trabalha nesse aspecto imunológico.”  

Todos os tipos de cebola tem os mesmos benefícios, a nutricionista destaca as de cor roxa são mais indicadas, por ter uma quantidade um pouco maior de quercetina. Ela também dá dicas de como consumir o ingrediente.

“Todo alimento cru, como legumes e verduras, você consegue ter um porte maior dos nutrientes, então sempre quando a cebola for consumida crua você tem um benefício maior. Tem gente, por conta da digestibilidade, que prefere consumir ela cozida, então uma das estratégias é você deixar ela de molho na água durante duas horas, isso vai melhorar essa questão da digestibilidade.” Karina também ensinou duas receitas que têm a cebola como protagonista. “Você pode cozinhar a cebola com um dente de alho durante cerca de vinte minutos, até ela ficar mole, aí você pode bater no liquidificador e acrescentar duas colheres de sopa de creme de ricota.”   

Ela indica também o chá da casca da cebola. “Você poderia fazer um chá, eu gosto bastante, até por conta da questão da imunidade. Fazer um chá com a casca da cebola, se for com a cebola roxa melhor ainda, adicione gengibre e limão, pode colocar as raspas do limão, ou até a rodela inteira, e pra adoçar você pode colocar um pouco de mel.”  

Por fim, Karina faz um alerta! A cebola não tem nenhum tipo de contraindicação, mas pode causar desconfortos abdominais para quem tem problemas de intestino, neste caso, ingerir o alimento cru pode agravar os sintomas.

15 de October de 201809:00

Via Brasil de Fato

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Hits: 17

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário