União das Cidades Capitais Ibero-americanas completa 35 anos nesta quinta (12)

Compartilhe
Compartilhe
Share On Google Plus
Compartilhe
Contate-nos

União das Cidades Capitais Ibero-americanas completa 35 anos nesta quinta (12)

A União das Cidades Capitais Iberoamericanas (UCCI), organização da qual Brasília faz parte desde 1986, completa 35 anos nesta quinta-feira (12). O grupo é formado por 30 cidades — 25 membros natos e cinco observadores — e tem o objetivo de ser um fórum para troca de informações e experiências.

Entre os temas debatidos estão segurança pública, participação social, cultura, desenvolvimento econômico e juventude.

A entidade prevê também a cooperação entre os membros, com a construção de um diálogo fundamentado na promoção da paz e da solidariedade entre as cidades ibero-americanas.

Em 13 de abril, a Brasília recebeu da organização o título de Capital Ibero-americana da Paz, pelo programa Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida. A honraria vale para o biênio 2017-2018 e se deveu ao conjunto de políticas públicas adotadas contra a violência e pelo fato de a cidade abrigar forte presença diplomática sem ocorrência de xenofobia (em linhas gerais, aversão e temos a pessoas e valores estrangeiros).

O título é compartilhado com Madri, na Espanha, pela iniciativa de provocar a reflexão sobre o assunto.

Brasília ocupa a vice-presidência temática de Governança, à qual estão subordinados os comitês setoriais de Descentralização, Fazenda e Finanças Municipal; Novas Tecnologias, Segurança e Polícia Municipal; e Cultura.

Para o aniversário, será editado o livro UCCI 1982-2017 — 35 años de historia y trabajo al servicio de las ciudades, com o panorama de atuação no período.

Edição: Raquel Flores

 

https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2017/10/11/uniao-das-cidades-capitais-ibero-americanas-completa-35-anos-nesta-quinta-12/Maryna Lacerda, da Agência Brasília

Deixe um comentário