Deputados dos EUA questionam Departamento de Estado sobre envolvimento com Lava Jato

BRASIL

Deputados dos EUA questionam Departamento de Estado sobre envolvimento com Lava Jato

Motivação política

Parlamentares do Partido Democrata demonstram preocupação com movimento para “desestabilizar a democracia” no Brasil

Redação |
A deputada Eleonor Holmes é uma parlamentares que assinam a carta enviada ao Departamento de Estado
Divulgação Facebook

Um grupo de 12 deputados e deputadas do Partido Democrata dos EUA fez um questionamento formal ao Departamento de Justiça daquele país sobre a colaboração do órgão com a Operação Lava Jato, segundo informou nesta quarta-feira (21) o jornal Folha de S.Paulo.

Os parlamentares se dizem preocupados com o envolvimento do governo estadunidense com “procedimentos jurídicos brasileiros recentes que geraram controvérsia significativa e podem desestabilizar a democracia do país”.

O documento cita as várias reportagens publicadas na imprensa brasileira e mundial nos últimos dois meses, a partir de conversas de aplicativo obtidas pelo site The Intercept Brasil – e que mostram, entre outras ilegalidades, um conluio entre os procuradores da Lava Jato e o ex-juiz Sérgio Moro para condenar sem provas o ex-presidente Luiz Inácio da Silva e tirá-lo da disputa eleitoral de 2018.

“Essas reportagens parecem confirmar que as ações do juiz Moro e dos procuradores da Lava Jato tiveram motivação política e o intento de minar as perspectivas eleitorais do PT. Colaboração estratégica entre juízes e procuradores em atividades judiciais de motivação política são, no mínimo, violações da ética básica judicial”, diz a carta

Os autores da carta afirmam que, normalmente, relutam em se intrometer nos procedimentos jurídicos de outros países, “mas esses procedimentos passam a ser da nossa conta no momento em que o nosso governo os apoia, direta ou indiretamente”.

Entre os questionamentos enviados ao Departamento de Justiça estão:

“Descreva o envolvimento do Departamento de Justiça na Operação Lava Jato. O que levou o departamento a agir nessa operação especificamente?”;

“Que tipo de apoio o Departamento de Justiça ofereceu, ou ainda oferece, aos agentes judiciários envolvidos na operação?”;

“Descreva o envolvimento do Departamento de Justiça com o juiz Sergio Moro, incluindo todo o suporte técnico, compartilhamento de informações e apoio oferecido por terceirizados do departamento”;

“Agentes do Departamento de Justiça já se relacionaram com o juiz Moro, sua equipe ou outros envolvidos na Operação Lava Jato através de canais não oficiais?”.

Assinam os deputados e as deputadas: Hank Johnson, Raul Grijalva, Eleanor Holmes Norton, Jared Huffman, Susan Wild, Adriano Espaillat, Veronica Escobar, Deb Haaland, Mark Pocan, Ilhan Omar, Jesus G. “Chuy” Garcia, Emanuel Cleaver 2º e Ro Khanna.

21 de August de 201910:58


Publicado Primeiro em Brasil de Fato

Hits: 5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *