Fortaleza registra forte chuva com rajadas de ventos e incidência de raios

GERAL

Fortaleza registra forte chuva com rajadas de ventos e incidência de raios

Chuva em Fortaleza

A chuva veio acompanhada por raios e ventos fortes (Foto: Reprodução/WhatsApp)

As nuvens carregadas dos últimos dias já anunciavam possíveis precipitações na capital. Na manhã desta quinta-feira (21), Fortaleza registrou forte chuva com rajadas de ventos e incidência de raios. O temporal surpreendeu os fortalezenses. Cruzamentos de vias ficaram sem semáforos, além de ruas alagadas complicando ainda mais o trânsito.

Segundo o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) David Ferran, a precipitação deve-se ao Vórtice Ciclônico de Ar Superior, sistema que contribui para a formação de nuvens.

“Teve a atuação de um Vórtice Ciclônico de Ar Superior (Vcas), que organizou uma linha de estabilidade provocando chuvas em Fortaleza e no interior”, explicou David Ferran. Segundo o especialista, o mesmo sistema tem atuado em outras regiões do Ceará, como o Maciço de Baturité, Sertão Central e em regiões litorâneas do Estado.

Até o momento, pelo menos 84 municípios registraram chuvas nas últimas 24 horas, de acordo com os dados da Funceme. O órgão ainda não soube contabilizar o acúmulo registrado na capital. Em Fortaleza, a chuva veio acompanhada por ventos fortes e também incidência de raios por volta das 8h desta quinta.

Semáforos ficaram apagados em avenidas como Pontes Vieira, Antônio Sales e também Desembargador Moreira.

Segundo David Ferran, o sistema Vcas propiciou condições para ocorrência de chuva dessa intensidade. “O sistema Vcas ajuda a formar nuvens do tipo Cumulonimbus, que são associadas a descargas atmosféricas e rajadas de vento”, ressalta. De acordo com a Funceme, a previsão para esta quinta é de precipitações em todas as regiões do Estado com nebulosidade variável.

Confira vídeos de chuvas enviadas por leitores:

O dia “virou noite” em Fortaleza. Mande vídeos e fotos da chuva de hoje pra gente 🙂 #AjudaAí

Posted by Tribuna do Ceará on Thursday, February 21, 2019

A chuva forte com trovões e relâmpagos tem assustado os fortalezenses. A chuva chegou a arrastar uma moto na Rua Joaquim Nabuco com Ana Bilhar. Gravamos um vídeo que captura os clarões no céu.

Posted by Tribuna do Ceará on Thursday, February 21, 2019

Tribuna do Ceará21 de February de 201910:26Publicado primeiro em TRIBUNA DO CEARÁ

Hits: 26

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *